Se você não leu o Para o Xavequeiro de plantão I CLIQUE AQUI
Ser um catador exige mais de um homem do que manter-se ereto por muito tempo diante de um capitão do exército. Sabe, deveria ter nas escolas de ensino básico a educação do xaveco. Gente, como é feio a pessoa que não sabe xavecar, xaveco é o principio de tudo, xaveco é o Jô Soares, você não vai pra cama sem ele. Xaveco é tudo, ele pode ser o princípio ou o fim de tudo, ele deveria vir como os perfumes, como as roupas, deveríamos vestir um xaveco, comer um xaveco, pensar num xaveco e deveríamos, sim, ter aulas de xaveco, porque quando crescer você pode ou não ser advogado, dentista, metalúrgico, presidente, governador, vagabundo, mas se tem uma coisa de que eu tenho certeza de que você não quer ser, é um solitário. Toda pessoa precisa estar ao lado de alguém, seja para amar ou para xingar, mas temos que ter alguém, porque viver sozinho é desmerecer o maior propósito pelo qual fomos criados.
Cara-de-pau sempre. Se eu pudesse lhe dar um conselho, eu diria, use óleo de peroba na cara. Não importa se os raios UV, UW, Raio Laser vão pegar você ou não, não importa se você é feio ou bonito, simpático ou um idiota, use óleo de peroba, ele hidrata e tonifica a sua capacidade de ser atiradinho, então use óleo de peroba. Para todos os momentos, em todos os lugares, o óleo de peroba tem a capacidade de fazer-lhe ser o CARA. Mas não use qualquer um, use aquele que tem o índio na embalagem, não, não um índio, o desenho de um índio.
Manter o assunto sempre atual e sempre cativante é ingrediente indispensável ao bom xavequeiro, afinal o que as mulheres vêm logo depois de nossos músculo e bundas é a capacidade de fazê-las se sentirem bem na nossa presença. Não adiante levar mulher para baladas da hora, lugares chiques, sofisticados e, principalmente, caros, se ao abrir a boca, passa-lhe a impressão de que está diante de um bosteiro, bosteiro é uma palavra feia, então vamos usar estação de tratamento de esgoto.
E para isso eu estudara muito. Não era a toa que eu lia livros e mais livros sobre o comportamento humano, sobre a mente das pessoas... Se não cheguei a psicólogo foi por preguiça, porque acho que os estudos sobre a mente humana de Freud me tornaram aptos para o trabalho. Eu até mesmo conseguira hipnotizar uma galinha, olha que para isso precisa de muita técnica e perícia, sem contar a mão firme para desenhar uma linha reta.
O fato é que eu nunca pude me dizer um homem bonito. Eu não tinha o padrão da beleza que a televisão mostrava todos os dias para as mulheres. O que era um homem bonito? Aí passa a imagem de um Brad Pitt, um Tom Cruise, um Reynaldo Gianecchini, um Batoré... Ou seja, a televisão classificou o homem em quatro categoria distintas:
- belo
- não tão belo, mas galante
- feio
- e por fim, feio para caramba....
Eu estava entre ser feio e feio para caramba. Tem uma fotinho minha em algum canto dessa página... não, não é a foto do burro rindo...
Só sei que a minha falta de beleza fez com que eu me esforçasse para ser um bom xavequeiro, sim, porque se tem uma coisa que tem tanto poder quanto a beleza, é um bom papo. Já vira tantos e tantos casos de pessoas que se casaram com alguém só porque gostava de sua conversa, e cada um falava aquilo que o outro queria ouvir. Então, eu via nisso uma grande oportunidade de ser um CATADOR. E o que os catadores têm que nenhum outro tipo de homem tem? Coragem para fazer, falta de vergonha na cara. Ele usa óleo de peroba diariamente.
A vergonha na cara está intimamente ligada ao seu sucesso na vida. Quando digo sucesso quero relacioná-lo com tudo o que nos torna felizes, com tudo que nos faz bem, que nos dá satisfação e a sensação do dever cumprido.
Valdir Bressane
quem seguir esse blog e o @ninhoderisos pode ganhar livros
Nenhum comentário:
Postar um comentário