Blogs Parceiros - os melhores

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O TENEBROSO TÁRTARO

                     
                                

                                                       (Gustave Doré – O Inferno de Dante, A Divina Comédia)

Na mitologia, o inferno é chamado de submundo. O TÁRTARO, por sua vez, é o abismo do submundo. É um lugar sombrio, totalmente cercado por um muro de bronze e, sem saída. É de dar arrepios. É, na verdade, o depósito dos desgraçados. É, também, o local onde os TITÃS brutamontes foram confinados, depois que perderam a guerra de titãs. Ordens de ZEUS.


No TÁRTARO só existe noite. Não existe luz, quer dizer, é cem por cento trevas. Há uma névoa constante nesse lugar. Estilo filme de Drácula. Bolor também faz parte do cenário. Quem caísse nesse abismo gigantesco, levava mais de um ano, caindo, para atingir o solo. Caindo e sendo chacoalhado por tufões contínuos. Deveras assustador. Até os deuses imortais aterrorizavam-se com ele. 

O CAOS mora no TÁRTARO. A NOITE, NYX, e seus dezoito filhos, também. Por sinal, a casa da noite destaca-se por ali. É uma casa elevada e coberta de nuvens escuras. Em frente ao TÁRTARO você tem duas visões: a primeira é a do TITÃ ATLAS. Coitado. Ele é aquele deus azarado que carrega o CÉU nas costas. Do TÁRTARO você o vê segurando, incansavelmente, o CÉU. Isso foi um castigo de ZEUS. Merecido, diga-se de passagem. A sengunda visão é a do palácio de HADES, o deus do submundo. Dá pra ver HADES, sua esposa PERSÉFONE (dizem que ela é terrível) e o cachorro que guarda a entrada do submundo. O nome desse cachorro é CÉRBERO. Ele tem três cabeças e faz o tipo pit bull. Assustador também.

O TÁRTARO ainda é habitado pela famigerada ESTIGE. Os deuses olimpianos a repugnam. Na verdade, ESTIGE é o grande juramento dos deuses. ZEUS a concedeu esse dom supremo simplesmente porque ela o ajudou na guerra de TITÃS. À propósito ela é filha do TITÃ OCEANO e é a líder das suas irmãs, as três mil ninfas oceânides. Ela também tem um palácio chiquíssimo de colunas de prata. E tem sua própria fonte da qual jorra uma espécie de água gelada, a do juramento. E toda vez que ocorria briga, discórdia ou mentira no Olimpo, ZEUS ordenava que a mensageira ÍRIS fosse apanhar um pouco dessa água de ESTIGE, num jarro de ouro. A água devia ser respingada pelos problemáticos que brigassem ou mentissem. E os problemáticos deviam fazer uma jura, ao espargir a água. Se jurasse falso, ah... estava ferradíssimo. A punição era severa. Áspera. Um ano em estado de torpor. Embotamento. O deus não podia comer néctar e nem ambrosia (comida dos deuses). Um ano em estado mórbido, inerte, sentindo aquele cheiro fétido do TÁRTARO. Findado aquele ano, seguiam-se nove anos longe do Olimpo. Ou seja, nove anos sem o status de deus. Do jeito que os olimpianos eram egocêntricos e megalomaníacos, esses dez anos eram, realmente, o cúmulo do sofrimento. Nada poderia ser pior.

Emfim, neste lugar tenebroso estavam todos os confins e todas as fontes torturantes, e bolorentas, do mundo. É mesmo o lugar dos muito infelizes e sofredores intermitentes. E pensando bem, eu teria uma lista enorme de figuras para desovar no TÁRTARO, com todo prazer do mundo e do submundo. Exemplo: Mubarak, Kadafi, Bin Laden, Vera Lúcia (procuradora), Cristiane Ristoff (assassinou os pais), os Nardoni, o time do mensalão, Collor, Bruno do Mengo, Roger Abdelmassih (médico estuprador)... E você, quem jogaria no TÁRTARO ?      




Bibliografia:

HESÍODO – Teogonia, A Origem dos Deuses, estudo e tradução de Jaa Torrano. Editora Iluminuras Ltda. 2009.




                                    



Descobri o livro dos deuses “ Pelos Poderes dos Deuses Olimpianos”, de Sarah Micucci. O livro parece uma delícia de ler, a capa é muito chamativa e a autora muito simpática. Quem quiser conhecer um pouco sobre os doze deuses olimpianos clique aqui. Se quiser conhecer o Blog da autora, “Império dos Deuses”, clique aqui. O Blog é maravilhoso, trás diversas informações sobre mitologia grega, tudo sobre seus inúmeros personagens apaixonantes. Se você gosta de Mitologia é o lugar certo, se não gosta é porque não conhece, então conheça um pouco desse mundo fantástico através do livro.
Pelos Poderes dos Deuses Olimpianos, de Sarah Micucci é um livro infanto-juvenil, uma ótima aquisição para quem tem filhos. Quem conhece a mitologia grega sabe o quão ela é formidável na arte de ensinar . Não deixe de conhecer o livro e oBlog.



Eu tenho que agradecer a autora do Pelos Poderes dos Deuses Olimpianos, Sara Micucci, que gentilmente nos concedeu esse texto delicioso. Aposto que a pergunta final instigou a imaginação de todos. Quem você jogaria no Tártaro? Eu não poderia jamais dizer o que pensei sob risco de por meu casamento em crise e ter que dormir décadas no sofá. Mas pense aí. Quem você mandaria para o Tártaro?

Um grande beijo a todos.
Valdir Bressane

Ah, ia me esquecendo.

Amanhã, no Ninho de Risos, estreia um novo quadro.

Pergunte ao Dr Thomas.

quer saber mais detalhes acesse amanhã, depois das dez da noite.

Tenho mais dois convites.

O primeiro é para quem quer ganhar um livro O Sumiço do Cadáver, de Ivone Cardozo de Souza, um romance policial super engraçado e instigante. quem quiser saber como    clique aqui.

O segundo é
conheçam o novo parceiro do Ninho de Risos
o Blog


um Blog super engraçado, com muito vídeo, fotos e demais besteiras.
Quer conhecer clique no banner.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Passar na OAB

Passar na OAB
Cronograma 30 dias para aprovados no Exame de Ordem da OAB